sábado, outubro 27, 2007

Hoje na Farmácia…

São só informações úteis:

Os antibióticos não são úteis no tratamento da gripe porque só actuam sobre bactérias e o agente patogénico da gripe é um vírus

O recurso de forma indiscriminada aos antimicrobiamos (antibacterianos, antifúngicos, antivíricos, etc.), está a contribuir para o aparecimento de estirpes resistentes. Não tome medicamentos sem consultar o seu médico, e, sobretudo, cumpra rigorosamente o tratamento que lhe foi prescrito.

A gripe é diferente de uma constipação

Não há nada como a sabedoria popular no caso das constipações. Como diz o povo seguimos a regra dos A, A, A (três "A"s): “Avinha-te, abifa-te e abafa-te”. Não sei se é rigorosamente por esta ordem, provavelmente não, mas o que interessa é que estão lá os três "A"s. O meu conselho, e curiosamente o único que também cumpro, é o “abafa-te”. Os vírus são sensíveis a temperaturas superiores a 37ºC. Assim sendo, podemos aquecer o quarto e ficarmos bem quentinhos na cama até começarmos a transpirar (um bom “suadouro” como diz o povo). Depois é só tomar um banho quentinho, mudar de pijama e dormir um soninho tranquilo até ao dia seguinte, e acordar de perfeita saúde para um novo dia.


Canela

Sem comentários: