quarta-feira, maio 23, 2007

Conta a Lenda…


Conta a lenda que Nicodemos (que conviveu com Jesus nos seus últimos dias) ao ser perseguido pelos Judeus e Romanos teria lançado ao mar da Judeia cinco esculturas feitas à imagem de Jesus.
Uma dessas imagens (a mais perfeita, segundo consta) atravessou o mar Mediterrâneo, entrou no oceano Atlântico e veio dar à praia do Espinheiro, actualmente, praia de Matosinhos e onde se localiza o Senhor do Padrão. Contudo, durante esta travessia a imagem terá perdido um braço.
A população local (na altura designado por Bouças) recolheu a imagem e erigiu-lhe um templo, o Mosteiro de Bouças, por lhe atribuírem inúmeros milagres.
Algum tempo depois, uma mulher que recolhia restos de madeira na praia levou para casa o braço que faltava à imagem. Quando chegou a casa tentou acender a lareira com a madeira, mas o braço saltou várias vezes para fora do lume. A filha desta mulher, que era muda, tentou alertar a mãe para o sucedido, mas como esta não lhe prestava atenção, a criança terá balbuciado, perante a estupefacção da mãe, que aquele era o braço que faltava à imagem do Senhor de Bouças.
Reza ainda a lenda, que quando foi novamente colocado na imagem, o braço encaixava perfeitamente, de tal forma, que parecia nunca se ter separado dela.


Canela

Sem comentários: