quarta-feira, janeiro 17, 2007

A votação ainda está a decorrer

Já só faltam 121 dias para terminar a votação que vai eleger as 7 Maravilhas de Portugal.
Se pretenderem votar, o sítio é este: 7 Maravilhas de Portugal.
Eu, já votei.
Provavelmente vão sentir o mesmo que eu, que faltam muitas “Maravilhas” na votação.
E já agora, aproveito para informar o IPPAR, que em Alcobaça, existe o Mosteiro de Santa Maria de Cós, datado do séc. XVIII, que é de uma riqueza incalculável. Tanto quanto sei, este convento foi construído, com o intuito de acolher viúvas. Por essa razão, para além da igreja matriz, era constituído por uma casa de lavoura, por uma adega, etc., que hoje são pertença de particulares. Para além disso, este lindíssimo e riquíssimo monumento nacional está votado, a um tal estado, de abandono e degradação que comove.
Eu participei nesta votação. Mas, seria de extremo interesse nacional, que o IPPAR, “olhasse” definitivamente para todos estes monumentos nacionais votados ao abandono e iniciasse, urgentemente, a sua reconstrução. Caso contrário, as gerações futuras, talvez, nem tomem conhecimento da sua existência.
Para quem tiver interesse em obter mais informação acerca do Mosteiro de Santa Maria de Cós, o sítio é este: Mosteiro de Santa Maria de Cós.
Para finalizar, apenas, mais algumas sugestões:
Num próximo concurso, sugiro que, em vez de restringirem os iniciais 793 monumentos nacionais a 77, deixem todo em aberto. Eu, particularmente, gostaria muito de ter votado, por exemplo, nestes dois monumentos:
Convento de Arouca – datado do séc. X, e pertencente desde do inicio do séc. XII até finais do séc. XIX à Ordem de Cister. Dos seus espaços mais notáveis, são de destacar, para além da Igreja (que é belíssima), o coro das Freiras, os claustros, o refeitório e a cozinha. Neste espaço poderemos, ainda, encontrar um conjunto de peças incrivelmente belas e raras, que englobam escultura, pintura, tapeçaria e ourivesaria, para além, do Museu de Arte Sacra. Muito, muito bonito.
O segundo destaque refere-se ao Santuário da Nossa Senhora da Lapa – em Moimenta da Beira, ladeado por uma aldeia que, felizmente, ficou “parada no tempo”, incrivelmente bonito. É um, daqueles lugares, que dá vontade de ficar por muito tempo e depois, de voltar sempre.
Para finalizar, para além dos monumentos, seria agradável que abrissem, também, as “portas” do concurso ao património natural, que em Portugal, infelizmente, tem sido bastante desprezado.
Aqui fica o repto.
Já agora, para quem, como eu, gosta das chamadas “férias à aventura”, sem nada marcado e onde as decisões se tomam em cada instante, aqui ficam as duas sugestões anteriores para fins-de-semana, ou férias grandes (a sugestão é apenas o inicio!).
Convento de Arouca.
Santuário da Nossa Senhora da Lapa.
Canela

Sem comentários: