terça-feira, setembro 11, 2007

“Extremamente Meigos”

O inicio de férias, à semelhança de 2006, foi novamente atribulado. Uma vez mais, a Diny foi mordida por um cão que o dono diz ser "muito meiguinho”.
Em 2006 a Diny foi mordida dentro do próprio jardim, por uma cadela de raça Pit-Bull que os donos dizem ser "extremamente meiga". Pois, esta cadela “tão meiga” rasgou a rede que foi colocada nos portões, para que a Diny não colocasse a cabeça de fora, e mordeu-a, felizmente sem grandes consequências.
Como é óbvio falei com o dono da Pit Bull que não queria assumir os danos e até me disse, pasmem-se, que a Pit Bull era, afinal, uma rafeira! Lá tive eu de o “encostar à parede” muito bem encostado e a alteração de atitude foi radical, prontificou-se a pagar de imediato todos os estragos. Na verdade, nunca quis que me remisse os estragos, só exigi que assumisse uma atitude responsável e passassem a andar com a cadela sempre presa e se possível açaimada.
Tempos depois, desta vez, a Diny e o meu pai foram mordidos com gravidade por uma Husky Siberiano, e, mais uma vez, o dono não só não quis assumir as consequências, como tentou vitimizar-se dizendo que, na verdade ambos tinham sido mordidos por outro cão, e numa atitude de vingança o tínhamos escolhido a ele e à cadela para protagonistas. Está atitude deixou-me absolutamente furiosa, e desta vez, o caso teve de ser resolvido na esquadra de polícia, onde o dito senhor apareceu banhado em lágrimas e a dizer que, “não havia necessidade”, afinal de contas “eu sou um anjo”, "assumo toda a responsabilidade", e, "a cadela é minha, não a levem para o canil, por favor". Aprendeu e aprenderam os restantes que tiveram conhecimento do caso.
Este ano a Diny foi novamente mordida por Serra d’Aire ou Serra da Estrela, quando passeava com o meu pai, mais uma vez, teve de ser suturada, e, mais uma vez, o cão que pesa perto de 50 quilo e com as mandíbulas que todos conhecemos é “extremamente meigo”. Desta vez, a minha fúria subiu de tom e a sorte foi que, o dono do cão só dizia, “tem toda a razão menina”, “tem toda a razão”. Acalmei-me. Pois é, “tem toda a razão”, mas continua a andar com o cão à solta. Um dia destes vai ter de ser chamado “à tábua”, que é para aprender, já que não vai lá com palavras!
Este “post” é só para avisar que os cães são animais, e como tal, têm de andar presos.
Viver em sociedade implica cumprir regras, embora possa parecer, ainda não vivemos no “Far-West”, onde cada um faz as suas próprias leis.
Estas pessoas têm crianças. Eu pergunto, como reagiriam se estas crianças fossem mordidas por cães com donos irresponsáveis?!
Eu e a Diny passamos a passear no parque da cidade, onde todos cumprem a lei, porque existe vigilância. Hoje lá fomos mais uma vez dar o nosso passeio higiénico, ao final do dia.



Canela

Sem comentários: